Dra Adriana Penna
Sou hematologista, ariana, mãe do Tito e esposa do Silvio, filha da Elô e do Biá e irmã da Carol. Nasci na cidade de São Paulo e estudei medicina aqui mesmo, na Universidade de Santo Amaro.
Na minha época, anos 2000, fazer medicina em faculdade particular significava ralar muito mais para chegar onde se queria. Então decidi que fazer doutorado era necessário para expandir meus horizontes.
Foi na residência de hematologia, na Casa de Saúde Santa Marcelina, e na UNIFESP, durante o doutorado, que comecei a fazer as conexões profissionais que me trouxeram até aqui. Brinco que já trabalhei nos quatro cantos da cidade, e na verdade trabalhei mesmo! Casei no final da residência de Clínica Médica, em 2008. Entre provas de vestidos e provas de residência, compra de apartamento e plantões sem fim para dar conta das dívidas, sobrevivemos todos. E, em 2016, nasceu o meu bem mais precioso e a minha maior conquista, o Tito!
Em outubro de 2014 tive a alegria de lançar meu primeiro livro, Guia de Bolso de Hematologia, pela Editora Atheneu, escrito em parceria com meu amigo Otávio Baiocchi. O sucesso foi tanto que, em 2019, lançamos a 2ª edição.
Hoje, o meu maior foco é em ensino, principalmente na preceptoria da residência de hematologia da Casa de Saúde Santa Marcelina e na Pós-Graduação em doenças linfoproliferativas na FECS/HAOC. Adoro ensinar, estar com alunos e residentes. Atuo também como pesquisadora clínica no centro de pesquisa clínica do Hospital Santa Marcelina. A pesquisa clínica é uma paixão por muitos motivos, entre eles: a capacidade infinita de descobrirmos novos tratamentos e métodos diagnósticos/prognósticos; a diferença que a pesquisa clínica faz na vida dos pacientes, especialmente no Brasil no cenário do SUS, onde o acesso a tratamentos de ponta é muito difícil.
Este projeto junto com a Dri vem abrindo caminhos para muitas trocas e ensinamentos.
Conheça meu livro
Guia de Bolso de Hematologia é um livro cuja didática é marcada por parágrafos curtos, linguagem sintética e conteúdo sequencialmente itemizado, tudo de maneira a servir ao leitor para consulta no dia a dia de sua clínica. Seus capítulos enfatizam as patologias mais encontradas, o que permite a facilitação da prática hematológica. Tem como público-alvo o hematologista clínico, o oncologista, o hemoterapeuta, residentes e internos em Hematologia Clínica e Oncologia, além de estudantes de graduação das faculdades de Medicina.
Linfoma de Hodking: quais as recomendações para diagnóstico e tratamento?
Leia este artigo que escrevi com Otávio Baiocchi para o site OncoNews